ETARSERRA – 3 º ENCONTRO ACADÊMICO DA REGIÃO SERRANA ( dia 22/10/2015)


O Etarserra é um encontro acadêmico da região serrana promovido e realizado pela UFF (Universidade Federal Fluminense) evento esse que é aberto ao público de outras universidades, participamos no ano passado da segunda edição e novamente participamos esse ano, pois devido a demanda a UFF abriu um nova categoria voltada para o ensino, o que atende diretamente a nós alunos de licenciatura.
Participamos com um trabalho um voltado para ensino e outra pesquisa.
Com autoria de todos os alunos Carolina, Camila, Glauco, Ravena com a ajuda do supervisor Manoel Espedito e Coordenação de Fátima Kzam. Desenvolvemos o trabalho intitulado: “Água, origem, acesso e conservação” buscando levar a vivência da sala de aula, resultados e métodos que foram utilizados para a realização do trabalho. Concluímos com a atividade que contribuímos para a formação crítica, social de cada educando uma vez que eles no processo são agentes de sua própria aprendizagem e entre eles promovam a interação. Expor esse trabalho na forma de pôster foi uma excelente oportunidade de construção de conhecimento, interação social, formação de novos conceitos, quebra de barreiras e o principal a divulgação do trabalho realizado por nós com a escola parceira. A participação do evento foi super positiva e construtiva.






Abraço Equipe PIBID


Resumo submetido:

                                                                                                    
PRÁTICAS E VIVÊNCIAS - ÁGUA: ORIGEM, ACESSO E PRESERVAÇÃO
Fernando Maturana da Rosa1, Camila Reis da Silveira2,  Carolina Gianfaldoni Viana3, Glauco Nantes4, Ravena de Mattos Lamblet5, Manoel Espedito Silva6, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda7.
¹Instituto de Biologia (IBRAG), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), RJ
²Instituto de Biologia (IBRAG), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), RJ.
3Instituto de Geografia (IGEOG), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), RJ.
4Instituto de Biologia (IBRAG), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), RJ.
5Instituto de Biologia (IBRAG), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), RJ.
6Colégio Estadual Dr. João Bazet;  CEDERJ, RJ.
7Instituto de Química (IQ), SR-1, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), RJ.

INTRODUÇÃO: Um dos objetivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) é promover uma interação entre a Universidade e a Educação Básica. O projeto abordado neste artigo visa contribuir para a consciência crítica e social dos recursos hídricos e importância da preservação dos mesmos. É necessário um trabalho que repense estratégias e constitua novas relações nos espaços escolares e o projeto “Água: Origem, Acesso e Preservação” é uma tentativa de atendimento a essa demanda.

OBJETIVO: Problematizar, discutir e relatar a experiência adquirida pelos alunos ao longo e após a realização do projeto “Água: Origem, Acesso e Preservação” com a supervisão dos bolsistas PIBID dos cursos de Licenciatura do Polo de Educação a Distância de Nova Friburgo, desde julho até setembro de 2015, no Colégio Estadual Dr. João Bazet.

MÉTODOS: Iniciamos as nossas atividades com apresentações de documentário e realização de palestras com o intuito de informar os alunos sobre a origem da água na Terra, a distribuição e a privatização da água, a poluição e medidas que podem ser adotadas para solucionar os problemas. Após a etapa anterior realizamos oficinas com os alunos sobre o tratamento de água com vegetação e sobre a poluição da água que é invisível aos olhos.

RESULTADOS: Com a realização do projeto foi possível desenvolver a capacidade reflexiva e de pensamento crítico dos alunos sobre temas como preservação, uso consciente, manejo, reaproveitamento e tratamento da água.

CONCLUSÃO: Os resultados obtidos a partir do projeto levantaram questões críticas e sociais a respeito do uso correto da água potável e grande parte dos participantes pôde reformular seus conceitos sobre o assunto.     

Palavras-chave: Educação Básica, Universidade, Água, Preservação, Políticas Públicas.
Financiamento: Bolsas – PIBID/CAPES


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Texto: Sobre Cebolas e Escolas

Música: Quero “Elis Regina”

Aula Passeio: Conhecendo Nova Friburgo por meio de seus Monumentos