Atividades Práticas - Planejamento e Roteiros
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FUNDAÇÃO CECIERJ – CONSÓRCIO CEDERJ
PROJETO PIBID – CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E GEOGRAFIA
Roteiro de Prática Erosão
Objetivo
Mostrar
de maneira prática a importância das matas ciliares para evitar o processo de
erosão.
Materiais
·
2
garrafas PET de 2 litros
·
Terra
·
Grama
·
Água
·
Tesoura
Metodologia
Fazer
uma abertura no meio das duas garrafas. Numa delas completar somente com terra,
na outra colocar terra e grama. Despejar água nas duas garrafas e deixar
escorrer. Observar o que acontece.
Resultados e
discussão
É
possível notar que a água que sai da garrafa que estava somente com terra é
muito escura e leva consigo lama. A água que sai da garrafa com terra e grama é
muito mais límpida do que a anterior. Essa experiência em pequena escala,
simula as margens de um rio e o efeito que acontece com essa localidade em
diferentes situações, na presença e na ausência de matas ciliares.
Roteiro de prática A
Água e Seus Estados
Objetivo
Ensinar
de forma lúdica o porquê da água ser de forma diferente nos estados sólidos,
líquidos e gasosos. Explicar o princípio de pontes de hidrogênio.
Materiais
·
Massinhas
de modelar nas cores azul e branca
·
Palitos
de dentes pintados nas cores azul e branca
·
Pilot
·
Quadro
Metodologia
Separar
a turma em grupos de cinco integrantes. Pedir que cada grupo faça algumas
bolinhas azuis para representar o hidrogênio e bolinhas brancas para
representar o oxigênio, as bolinhas brancas devem ser maiores que as azuis.
Desenhar no quadro uma molécula de água e explicar que os palitos pintados de
azul representam a ligação entre as moléculas de hidrogênio e oxigênio e que os
palitos pintados de branco representam as pontes de hidrogênio. Explicar as
diferentes interações da molécula de água umas com as outras devido a variação
de temperatura. Ao final pedir que os alunos montem com a massinha e os palitos
como as moléculas de água estão arranjadas nos estados sólido, líquido e
gasoso.
Resultados e
discussão.
Com
essa atividade os alunos conseguem aprender brincando conceitos de pontes de
hidrogênio, energia cinética e densidade.
AULA PRÁTICA: A Água que pega fogo.
OBJETIVOS:
Observar e entender que existe diferença de densidade dos líquidos;
Observar que há tipos de líquidos que não se misturam com a água.
MATERIAL NECESSÁRIO:
Água;
Erlenmeyer ou garrafa de vidro ;
Acendedor de fogão, fósforo ou isqueiro;
Fluído de isqueiro;
Álcool;
PROCEDIMENTO:
1.
Sem a presença dos alunos coloque uma colher de sopa de fluído de
isqueiro em um Erlenmeyer e agite para que se espalhe no frasco até ficar
“invisível”.
2.
Já com os alunos presentes, Pegue uma garrafa de água e proponha o
desafio de colocar fogo na água.
3.
Para provar que o líquido é água, tome um gole.
4.
Pegue o Erlenmeyer (com o fluído de isqueiro) e explique que as
experiências possuem frascos indicados para sua realização.
5.
Coloque água até a boca do Erlenmeyer e mexa o frasco, explicando que o
seu formato é para que não espirre água enquanto pode-se mexer seu conteúdo.
6.
Pegue o acendedor de fogão ou isqueiro e coloque fogo no líquido do
Erlenmeyer.
7.
Após a discussão da experiência com os alunos, repita o procedimento
usando álcool no lugar do fluído de isqueiro.
TÓPICOS PARA
DISCUSSÃO:
1- Proponha aos alunos
que elaborem hipóteses para a água pegar fogo.
2- Discuta as hipóteses
e caso álcool não seja citado dentre as hipóteses, sugira seu uso e teste.
CONCLUSÃO:
Na experiência foi utilizado um pouco de fluído de isqueiro, que é um
líquido incolor e altamente inflamável. O líquido de isqueiro além de ser menos
denso do que a água não se mistura com ela. Por ser menos denso e não se
misturar o fluido de isqueiro sobe quando a água é depositada no erlenmeyer e
por ser inflamável pega fogo.
A densidade: relação entre a massa de um material e o volume
por ele ocupado. O cálculo da densidade é feito pela expressão:
Densidade = massa
volume - Perguntar aos alunos qual a importância do poder municipal.
- Anotar as respostas na lousa e discuti-las.
- Perguntar qual o papel da prefeitura no referente à água.
- Anotar as respostas na lousa e discuti-las.
- Perguntar aos alunos a diferença entre prefeitura e uma empresa privada;
- Anotar as respostas na lousa e discuti-las.
- Perguntar se a água na cidade de Nova Friburgo é distribuída por uma empresa pública ou privada.
- Anotar as respostas na lousa.
- Distribuir quatro balas a cada aluno como pagamento simbólico e análogo a um salário mensal pelo trabalho.
- Recolher uma bala de cada aluno como analogia ao pagamento de impostos a prefeitura para a prestação de serviços básicos como a distribuição de água.
- Recolher duas balas de cada aluno como analogia ao pagamento à uma empresa privada pelo provimento do serviço de distribuição de água.
- Discutir se é justo o sistema que permite a privatização da água.
A densidade
determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume,
por exemplo, a água possui maior densidade do que o fluído de isqueiro, isso
significa que num dado volume de água há mais matéria que em uma mesma
quantidade de fluído de isqueiro.
Qualquer substância,
líquida ou sólida, é formada por partículas bem pequenas, chamadas moléculas.
As moléculas ficam ligadas entre si e, quando entram em contato com outra
substância, podem seguir dois caminhos: permanecer ligadas ou romper essas
ligações para promover novas, entre duas moléculas diferentes. Quando adicionamos álcool a
solução de água, as moléculas de água deixam de permanecer ligadas umas com as
outras e vão se ligar às moléculas de álcool. O resultado é uma mistura
homogênea, ou seja, em que não se pode mais diferenciar uma coisa da outra. Por
outro lado, quando colocamos o fluído de isqueiro, ele permanece separado. Isso
acontece porque as ligações entre as moléculas de água são mais fortes do que
as ligações que existiriam entre uma molécula de água e uma molécula de fluído
de isqueiro. Assim, as duas substâncias não se misturam.
AULA PRÁTICA: Dinâmica sobre privatização da água.
OBJETIVOS:
Entender o papel da prefeitura na distribuição da água;
Compreender como se dá o acesso residencial a água;
Entender a diferença entre uma empresa pública e uma privada no
fornecimento da água.
MATERIAL NECESSÁRIO:
Lousa;
Pilot;
Dois pacotes de balas.
PROCEDIMENTO:
TÓPICOS PARA
DISCUSSÃO:
A prefeitura cumpre seu papel?
Todos podem ter acesso à agua?
A privatização de bens básicos como a água é justa?
CONCLUSÃO:
Espera-se contribuir com a construção da consciência crítica dos alunos
sobre o acesso à agua e a forma como os recursos gerados pela própria população
são revertidos ou não na melhora das condições de vida e acesso aos bens
básicos que o estado deve garantir.
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