Atividades Práticas - Planejamento e Roteiros

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
FUNDAÇÃO CECIERJ – CONSÓRCIO CEDERJ

PROJETO PIBID – CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E GEOGRAFIA





Roteiro de Prática Erosão
Objetivo
Mostrar de maneira prática a importância das matas ciliares para evitar o processo de erosão.

Materiais
·         2 garrafas PET de 2 litros
·         Terra
·         Grama
·         Água
·         Tesoura

Metodologia
Fazer uma abertura no meio das duas garrafas. Numa delas completar somente com terra, na outra colocar terra e grama. Despejar água nas duas garrafas e deixar escorrer. Observar o que acontece.

Resultados e discussão
É possível notar que a água que sai da garrafa que estava somente com terra é muito escura e leva consigo lama. A água que sai da garrafa com terra e grama é muito mais límpida do que a anterior. Essa experiência em pequena escala, simula as margens de um rio e o efeito que acontece com essa localidade em diferentes situações, na presença e na ausência de matas ciliares.

Roteiro de prática A Água e Seus Estados
Objetivo
Ensinar de forma lúdica o porquê da água ser de forma diferente nos estados sólidos, líquidos e gasosos. Explicar o princípio de pontes de hidrogênio.

Materiais
·         Massinhas de modelar nas cores azul e branca
·         Palitos de dentes pintados nas cores azul e branca
·         Pilot
·         Quadro

Metodologia
Separar a turma em grupos de cinco integrantes. Pedir que cada grupo faça algumas bolinhas azuis para representar o hidrogênio e bolinhas brancas para representar o oxigênio, as bolinhas brancas devem ser maiores que as azuis. Desenhar no quadro uma molécula de água e explicar que os palitos pintados de azul representam a ligação entre as moléculas de hidrogênio e oxigênio e que os palitos pintados de branco representam as pontes de hidrogênio. Explicar as diferentes interações da molécula de água umas com as outras devido a variação de temperatura. Ao final pedir que os alunos montem com a massinha e os palitos como as moléculas de água estão arranjadas nos estados sólido, líquido e gasoso.

Resultados e discussão.
Com essa atividade os alunos conseguem aprender brincando conceitos de pontes de hidrogênio, energia cinética e densidade.



AULA PRÁTICA: A Água que pega fogo. 
OBJETIVOS:
Observar e entender que existe diferença de densidade dos líquidos;
Observar que há tipos de líquidos que não se misturam com a água.


MATERIAL NECESSÁRIO:
Água;
Erlenmeyer ou garrafa de vidro ;
Acendedor de fogão, fósforo ou isqueiro;
Fluído de isqueiro;
Álcool;

PROCEDIMENTO:
1.                 Sem a presença dos alunos coloque uma colher de sopa de fluído de isqueiro em um Erlenmeyer e agite para que se espalhe no frasco até ficar “invisível”.
2.                 Já com os alunos presentes, Pegue uma garrafa de água e proponha o desafio de colocar fogo na água.
3.                 Para provar que o líquido é água, tome um gole.
4.                 Pegue o Erlenmeyer (com o fluído de isqueiro) e explique que as experiências possuem frascos indicados para sua realização.
5.                 Coloque água até a boca do Erlenmeyer e mexa o frasco, explicando que o seu formato é para que não espirre água enquanto pode-se mexer seu conteúdo.
6.                 Pegue o acendedor de fogão ou isqueiro e coloque fogo no líquido do Erlenmeyer.
7.                 Após a discussão da experiência com os alunos, repita o procedimento usando álcool no lugar do fluído de isqueiro.

TÓPICOS PARA DISCUSSÃO: 
1-      Proponha aos alunos que elaborem hipóteses para a água pegar fogo.
2-      Discuta as hipóteses e caso álcool não seja citado dentre as hipóteses, sugira seu uso e teste.

CONCLUSÃO:
Na experiência foi utilizado um pouco de fluído de isqueiro, que é um líquido incolor e altamente inflamável. O líquido de isqueiro além de ser menos denso do que a água não se mistura com ela. Por ser menos denso e não se misturar o fluido de isqueiro sobe quando a água é depositada no erlenmeyer e por ser inflamável pega fogo.
A densidade: relação entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. O cálculo da densidade é feito pela expressão: 
Densidade = massa 
                     volume 
  1. Perguntar aos alunos qual a importância do poder municipal.
  1. Anotar as respostas na lousa e discuti-las.
  1. Perguntar qual o papel da prefeitura no referente à água.
  1. Anotar as respostas na lousa e discuti-las.
  1. Perguntar aos alunos a diferença entre prefeitura e uma empresa privada;
  1. Anotar as respostas na lousa e discuti-las.
  1. Perguntar se a água na cidade de Nova Friburgo é distribuída por uma empresa pública ou privada.
  1. Anotar as respostas na lousa.
  1. Distribuir quatro balas a cada aluno como pagamento simbólico e análogo a um salário mensal pelo trabalho.
  1. Recolher uma bala de cada aluno como analogia ao pagamento de impostos a prefeitura para a prestação de serviços básicos como a distribuição de água.
  1. Recolher duas balas de cada aluno como analogia ao pagamento à uma empresa privada pelo provimento do serviço de distribuição de água.
  1. Discutir se é justo o sistema que permite a privatização da água.


         A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume, por exemplo, a água possui maior densidade do que o fluído de isqueiro, isso significa que num dado volume de água há mais matéria que em uma mesma quantidade de fluído de isqueiro. 
             Qualquer substância, líquida ou sólida, é formada por partículas bem pequenas, chamadas moléculas. As moléculas ficam ligadas entre si e, quando entram em contato com outra substância, podem seguir dois caminhos: permanecer ligadas ou romper essas ligações para promover novas, entre duas moléculas diferentes. Quando adicionamos álcool a solução de água, as moléculas de água deixam de permanecer ligadas umas com as outras e vão se ligar às moléculas de álcool. O resultado é uma mistura homogênea, ou seja, em que não se pode mais diferenciar uma coisa da outra. Por outro lado, quando colocamos o fluído de isqueiro, ele permanece separado. Isso acontece porque as ligações entre as moléculas de água são mais fortes do que as ligações que existiriam entre uma molécula de água e uma molécula de fluído de isqueiro. Assim, as duas substâncias não se misturam.




AULA PRÁTICA: Dinâmica sobre privatização da água.
OBJETIVOS:
Entender o papel da prefeitura na distribuição da água;
Compreender como se dá o acesso residencial a água;
Entender a diferença entre uma empresa pública e uma privada no fornecimento da água.


MATERIAL NECESSÁRIO:
Lousa;
Pilot;
Dois pacotes de balas.

PROCEDIMENTO:

TÓPICOS PARA DISCUSSÃO: 
A prefeitura cumpre seu papel?
Todos podem ter acesso à agua?
A privatização de bens básicos como a água é justa? 

CONCLUSÃO: 

Espera-se contribuir com a construção da consciência crítica dos alunos sobre o acesso à agua e a forma como os recursos gerados pela própria população são revertidos ou não na melhora das condições de vida e acesso aos bens básicos que o estado deve garantir.

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