Etarserra - 20/10/2016




AS OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS E CONCEPÇÔES DE ESCOLA

Glauco Nantes1, Camila Reis da Silveira1, Carolina Gianfaldoni Viana2, Fernando Maturana da Rosa1, Ravena de Mattos Lamblet1, Manoel Espedito Silva3, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda4.
¹Instituto de Biologia (IBRAG), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), RJ
2Instituto de Geografia (IGEOG), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), RJ.
3Colégio Estadual Dr. João Bazet;  CEDERJ, RJ.
4Instituto de Química (IQ), SR-1, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), RJ.

INTRODUÇÃO: O retorno às atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no ano de 2016, foi marcado por incertezas e momentos de apreensão devido à possibilidade de cortes e modificações estruturais. Entretanto, devido à união das equipes de instituições de todo o Brasil, com atitudes de apoio à continuidade do programa, como vídeos, petições e abaixo-assinados das escolas parceiras, conseguiu-se que Programa tivesse continuidade. Todavia, eis que surge outra intempérie: devido às condições de trabalho, atraso dos salários e/ou parcelamento, os professores do estado do Rio de Janeiro entraram em greve, a partir do dia 02 de março, na busca de melhorias para a categoria. Diferentemente de outras ocasiões, os estudantes se engajaram na luta dos professores, apoiando a greve, realizando atos públicos e ocupando escolas. O Colégio Estadual Professor Jamil El Jaick, em Nova Friburgo, é uma das escolas ocupadas. É neste cenário que uma equipe de cinco bolsistas PIBID, sob a supervisão de um professor da rede estadual pública, se articulou para refletir sobre o que estas situações trazem para o contexto da formação docente e para as concepções de escola forjadas nas experiências de iniciação à docência.

OBJETIVOS: Problematizar, discutir e relatar a experiência vivida pelos bolsistas PIBID durante a greve da rede pública de ensino, com ênfase no movimento de ocupação escolar ocorrido em Nova Friburgo, RJ.

MÉTODOS: Os bolsistas PIBID observaram e participaram de várias atividades realizadas no colégio ocupado pelos estudantes, como oficinas didáticas, exibição de filmes e também estiveram presentes em assembleias e atos públicos.Uma das atividades foi a oficina de Ciência e Arte realizada em março?, aberta ao público. A oficina consistiu em coletar flores, folhas e terra para confeccionar tintas de diferentes tonalidades para que os participantes fizessem pinturas de tema livre. A maioria dos estudantes escolheu fazer uma arte sobre a ocupação do colégio.  As atividades da Oficina foram encerradas com a exibição do filme “Quando sinto que já sei” enfatizando a diversidade escolar e importância de uma educação de qualidade que contribua para uma formação mais crítica e socialmente responsável.



Palavras-chave: Política, ocupação, greve, movimentos sociais, união.
Financiamento: Bolsas – PIBID/CAPES







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