Etarserra - 20/10/2016
AS
OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS E CONCEPÇÔES DE ESCOLA
Glauco Nantes1, Camila Reis da
Silveira1, Carolina Gianfaldoni Viana2, Fernando Maturana
da Rosa1, Ravena de Mattos Lamblet1, Manoel Espedito
Silva3, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda4.
¹Instituto de Biologia (IBRAG),
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), RJ
2Instituto de
Geografia (IGEOG), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), RJ.
3Colégio Estadual Dr.
João Bazet; CEDERJ, RJ.
4Instituto de Química
(IQ), SR-1, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), RJ.
INTRODUÇÃO: O retorno às atividades do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no ano de 2016, foi
marcado por incertezas e momentos de apreensão devido à possibilidade de cortes
e modificações estruturais. Entretanto, devido à união das equipes de
instituições de todo o Brasil, com atitudes de apoio à continuidade do programa,
como vídeos, petições e abaixo-assinados das escolas parceiras, conseguiu-se
que Programa tivesse continuidade. Todavia, eis que surge outra intempérie: devido
às condições de trabalho, atraso dos salários e/ou parcelamento, os professores
do estado do Rio de Janeiro entraram em greve, a partir do dia 02 de março, na
busca de melhorias para a categoria. Diferentemente de outras ocasiões, os estudantes
se engajaram na luta dos professores, apoiando a greve, realizando atos
públicos e ocupando escolas. O Colégio Estadual Professor Jamil El Jaick, em
Nova Friburgo, é uma das escolas ocupadas. É neste cenário que uma equipe de
cinco bolsistas PIBID, sob a supervisão de um professor da rede estadual
pública, se articulou para refletir sobre o que estas situações trazem para o
contexto da formação docente e para as concepções de escola forjadas nas
experiências de iniciação à docência.
OBJETIVOS: Problematizar, discutir e relatar a
experiência vivida pelos bolsistas PIBID durante a greve da rede pública de ensino, com ênfase no movimento de ocupação
escolar ocorrido em Nova Friburgo, RJ.
MÉTODOS: Os bolsistas PIBID observaram e
participaram de várias atividades realizadas no colégio ocupado pelos
estudantes, como oficinas didáticas, exibição de filmes e também estiveram
presentes em assembleias e atos públicos.Uma das atividades foi a oficina de
Ciência e Arte realizada em março?, aberta ao público. A oficina consistiu em
coletar flores, folhas e terra para confeccionar tintas de diferentes tonalidades
para que os participantes fizessem pinturas de tema livre. A maioria dos estudantes
escolheu fazer uma arte sobre a ocupação do colégio. As atividades da Oficina foram encerradas com
a exibição do filme “Quando sinto que já sei” enfatizando a diversidade escolar
e importância de uma educação de qualidade que contribua para uma formação mais
crítica e socialmente responsável.
RESULTADOS: Durante todo o momento de greve e
ocupação, foram, realizadas diversas atividades práticas.
Palavras-chave: Política,
ocupação, greve, movimentos sociais, união.
Financiamento: Bolsas – PIBID/CAPES
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