Postagens

Oficina Ciência & Arte

Imagem
No dia 4 de Maio foi realizada Oficina de Ciência & Arte com a monitora Márcia Garcia Gianfaldoni no Colégio Estadual prof Jamil El Jaick, a única instituição de ensino ocupada no município de Nova Friburgo. Nós da equipe PIBID João Bazet em conjunto com a Equipe PIBID Carlos Cortês participamos deste projeto. A oficina consistia na pintura com tintas feitas pelos próprios participantes. As tintas eram obtidas por meio da maceração de folhas e pétalas de flores e também de barro. Após essa mistura de algumas pétalas com água e outras com álcool eram obtidas cores variadas e os participantes confeccionaram desenhos de tema livre, a maioria dos alunos escolheu desenhar algo relacionado a ocupação e mensagens de apoio aos professores. Durante todas as etapas da oficina a monitora Marcia abordou temas relacionados a física, química e biologia.

Nota de esclarecimento

Imagem
Nós da Equipe PIBID João Bazet, viemos por meio desta nota esclarecer a ausência de postagens desde o início deste ano. Como todos sabem os professores da rede estadual de ensino vêm passando por uma situação delicada, em que não estão recebendo adequadamente, por esse motivo os mesmo decidiram entrar em greve desde março deste ano e nós PIBIDianos apoiamos essa causa, participando de eventos, e palestras do sindicato. Nosso trabalho dentro do Colégio Dr. João Bazet no momento está de recesso, devido a nossas ações em prol da luta dos Professores, o blog e o vlog continuarão seu funcionamento exibindo as atividades das quais estamos participando.

Luta por uma educação de qualidade (Depoimentos dos Bolsistas PIBID)

O Pibid me possibilitou, através do contato direto com a escola, professores e alunos, participar de um ambiente escolar repleto de alegria e também de dificuldades. Esta troca de experiências é muito positiva para o formando, pois nos permite colocar em prática as teorias estudas e melhorá-las quando necessário, assim como conhecer a rotina dos professores e as dificuldades encontradas na profissão. Através do programa pude vivenciar experiências muito boas que gostaria que outros alunos pudessem experimentar. Autor: Glauco Nantes O PIBID (Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência) proporciona melhorias não só no ambiente educacional mas também na personalidade dos participantes. Por meio deste projeto pude ter a certeza de que apesar das dificuldades ainda é possível fazer a diferença utilizando a educação. O programa me permitiu o contato com todos os setores da escola e desse modo aprender um pouquinho mais com cada um e compartilhar experiências com todos. ...

Atividades Práticas - Planejamento e Roteiros

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FUNDAÇÃO CECIERJ – CONSÓRCIO CEDERJ PROJETO PIBID – CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E GEOGRAFIA Roteiro de Prática Erosão Objetivo Mostrar de maneira prática a importância das matas ciliares para evitar o processo de erosão. Materiais ·          2 garrafas PET de 2 litros ·          Terra ·          Grama ·          Água ·          Tesoura Metodologia Fazer uma abertura no meio das duas garrafas. Numa delas completar somente com terra, na outra colocar terra e grama. Despejar água nas duas garrafas e deixar escorrer. Observar o que acontece. Resultados e discussão É possível notar que a água que sai da garrafa que estava somente com terra é muito escura e leva consigo lama. A água que sai da ga...

Palavra Secreta

Imagem
Atividade desenvolvida pelos alunos do 7º e 8º anos com a participação da equipe PIBID. O jogo "Palavra Secreta" foi realizado com temas de história. Momento de muita concentração e cooperação. Os grupos construíram  frases e identificaram as palavras chave. O jogo serviu como reforço para o conteúdo trabalhado e como preparação para a avaliação bimestral. Uma atividade lúdica que mobilizou os alunos trabalhando o espírito de equipe e a necessidade da participação.

Atividade Laboratório - Turma de 7º ano (Dia 18/11/2015)

Levamos a turma 702 para o laboratório de ciências, para realizar as práticas voltadas ao projeto  "Água, origem, acesso e conservação, juntamente com o Professor Espedito. E também nesse dia foi possível realizar outras práticas já feitas anteriormente.  Primeiramente a  bolsista Carolina realizou uma experiências com barquinhos, detergente numa bandeja com água para trabalhar temas de tensão superficial da água.  Seguido o bolsista Glauco fez uma experiências com uma bexiga cheia de água e uma vela acesa  para explicar  o tema calor especifico. E seguindo o bolsista Fernando realizou uma experiência intitulada "Como a água pega fogo" todas elas voltados para trabalhar questionamentos sobre a água e sua importância. As bolsistas Camila e Ravena deram o suporte para as atividades realizadas pois não haveria tempo hábil para realizar mais experiências. Até breve!

Um dia de Museu 2015 (dia 11/11/2015)

Imagem
No dia 11 de novembro realizamos a segunda edição do projeto “Um dia de Museu”, este projeto faz parte da disciplina de história e visa resgatar e discutir a memória através de itens que os estudantes exibem em uma exposição.   Os alunos das turmas de sétimo e oitavo ano tiveram liberdade para escolher os itens da exibição, além do item exposto cada estudante escreveu um breve texto onde era explicado o que era o item, para que servia e o quão significativo era para ele ou sua família.   Durante o evento ocorreu ainda a exibição de uma apresentação com fotos da primeira edição do “Um dia de Museu” que foi realizado no ano de 2014 juntamente com uma fala do Professor Manoel Espedito sobre a importância da História como ciência do presente. O evento foi um sucesso contando com significativa participação estudantil e grande diversidade de peças expostas. Os alunos observaram na prática as mudanças históricas através de itens do cotidiano e interagiram com colegas de outras...